segunda-feira, 28 de outubro de 2013

O que Londrina aprendeu com Belinati?


Semana passada, prescreveram todas as ações penais contra Antônio Belinati. Esse resultado já era previsível, não por completar 70 anos de idade, mas pela lentidão dos processos criminais. Notoriamente para aqueles que têm mais recursos financeiros.
Porém, o que é mais preocupante é que este senhor continua sendo importante na política.
Seja por seus parentes, que só por ter o Belinati no nome, já tem vantagem ou por fazer acordos tão relevantes, que alcançam a nomeação de cargos políticos importantes no governo no estado do Paraná. Se Antônio Belinati ainda existe no cenário da política londrinense e paranaense e, se existe, é por causa que a parte da população, ainda o tolera, quando não, apóia.

sábado, 26 de outubro de 2013

Precisa-se de um plano de saúde mais organizado.


Alguns problemas da saúde londrinense se tornaram destaque na imprensa, nessa semana. A falta de plantonistas no fim de semana, no hospital zona norte. Declarações do diretor do hospital que seria culpa da prefeitura e o prefeito respondendo a essas declarações.
 Esses fatos fazem parte de um retrato não só comum em Londrina, mas em várias metrópoles brasileiras. Por falta de atendimento rápido nas unidades básicas, as pessoas procuram os hospitais. Por mais que possa demorar 13 horas para serem atendidos, eles preferem isso a esperar de 6 meses a 3 anos pela 1 primeira consulta. 
É mais do que necessário a prioridade de investimentos em atendimento em saúde básica e ações que reduzem a necessidade de assistência médica. Para isso, precisa de um plano complexo, com a finalidade de manter boa qualidade a longo prazo.Mas será que o município e o estado tem um plano nestes moldes? 

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Lembrete: solução de pombos é paliativo.




A prefeitura de Londrina vai insistir em usar os repelentes eletromagnéticos. Tudo em uma tentativa de diminuir o excesso de pombos, que há anos, infesta o centro da cidade. Contudo, a população deve saber que esse plano dificilmente funcionará a longo prazo, assim, ele serve como um paliativo.
Umas das soluções apresentadas da UEL foi uma forma de controle biológico. Em matéria publicada pelo JL em junho, explica os resultados de pesquisa. A conclusão é que boa parte desses pombos vem a zona rural para se alimentar, devido a região ser cercada por culturas de milho, soja. Um dos caminhos apontados seria o reflorestamento, pois a maior parte dos pombos da cidade não existem em áreas florestais e, diversificação de culturas. Tudo isso, é evidente tem que ser feito. Mas pode demorar décadas.

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Troca de professores e a organização do município


O prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff anunciou que substituirá os professores da rede municipal ,com horas extras mais caras, por outros, com horas extras mais baratas.
Medida que vai prejudicar o ensino das crianças. Por mais que o conteúdo seja o mesmo e o fato que estamos no final do ano seja de menor impacto, o professor anterior sabe das individualidades dos alunos. Logo, o professor que substituíra terá mais dificuldades para transmitir o conteúdo.
Por isso que insisto, o prefeito e sua equipe devem ter noções detalhadas de quais são os problemas e dos planos para soluciná-los. Isto é necessário para que exista mais organização possível nos serviços a população. O que não se vê tanto, neste caso.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Breve nota de liminar do Angeloni.


O Tribunal de Justiça cassou a liminar, que anulava o alvará de construção do Supermercado Angeloni. Independente das decisões judiciais, minha convicção não se alterou 1 milímetro.
Londrina se construiu a base de uma verdadeira bagunça, em termos de urbanismo.
Fazer um empreendimento que o entorno é quase todo residencial, gerará desconfortos para os moradores e para as futuras gerações.
Esse pensamento que aqui se expressa, é considerado, pelo atual presidente da Câmara Municipal  como a mentalidade da muralha que impede o desenvolvimento da cidade.
Quer dizer que desenvolvimento de uma cidade não pode ser feito de uma maneira mais organizada?

terça-feira, 15 de outubro de 2013

O que se pode esperar mais da Sanepar?


Anunciado mais um fato negativo contra a Sanepar. Ela fora condenada em ação civil pública por fazer o que justamente deveria evitar...Não tratar esgoto corretamente.
Já não bastava realizar o serviço através de inúmeras renovações emergenciais, com base em acordo de 1973, bem como, só aplicar 20% do arrecadado na cidade com investimentos em saneamento, vem esta confirmação.
Os responsáveis por esses deveres tem que responder por improbidade administrativa. Pois, não fizeram nem o básico do que esperavam deles por lei. Ao contrário, agentes públicos, conscientemente, desrespeitaram seus deveres.
Quanto ao município, resta evidente que não será uma boa opção manter a companhia no saneamento. O que se pode esperar de alguém que não cumpre o mínimo de suas obrigações?

domingo, 13 de outubro de 2013

Arte pop do Irã!?


Muita pouca coisa se sabe sobre a cultura árabe na América. Muitos pensam que são vários fanáticos e que tem um monte de terrorista. Ao contrário desta visão colonialista,a cultura árabe tem muita riqueza e diversidade. Nesta linha, está em exposição na Asian Association, em Nova York, um pedaço de art pop. Mas é do Irã. Como Irã?
Dos anos 50 até a revolução islâmica foram produzidas artes no estilo pop. Estilo esse que reproduziu um mundo de diversificação e popularização da arte e dos meios de comunicação. Teve seu expoente nos EUA.
Ao contrário do que muitos pensam, o mundo no oriente médio, não é totalmente oposto.
Para curiosidade um pequeno vídeo no site oficial AQUI.
Foto: BBC Brasil.

sábado, 12 de outubro de 2013

Uma outra visão do Brasil no exterior.


Interessante notar as visões diferentes dos estrangeiros. Pois que, normalmente, o Brasil é taxado como o país da alegria, do carnaval, samba e etc... Durante a feira internacional literária de Frankfurt, este cenário começou a mudar. Lá se mostrou um país de muita diversidade de pensamentos e emoções.
E essa imagem sim, sem dúvida é uma que mais se aproxima do Brasil: Um país cheio de diversidades culturais, de alegrias e tristezas intensas. Um continente multicultural, que tem uma grande influência das intensas emoções do barroco. Mas também por toda uma cultura de muitos outros povos, que vieram para cá e, pelo regionalismo que tomou força na 2 metade do século XX.
Sem dúvida, alterar um pouco a imagem seria boa utilidade para informar não só o Brasil do carnanval, mas  um país das diversidades.

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Justa homenagem ao ex prefeito Barbosa Neto

Por ser condenado por improbidade administrativa (2 vez!) o ex prefeito merece ser lembrado com um poema. Especialmente pelo caso que foi condenado: O caso dos kites escolares. Espantou pelo sobrepreço reafirmado, pelo juiz na sentença. Na época, compararam com  o valor adquirido pela prefeitura de Maringá, 3x menor! Não é que ele provocou o prefeito de Maringá, que estava queto até aquele momento?! (AQUI) Por essa e outras envio as minhas lembranças, por meio dessa sátira de José Pedriali. Alias, não só para ele, mas para os outros réus condenados, que entrarão com recurso no TJ:
A tampinha do Barbosa
Veja só que bonitinha
É azul, não cor-de-rosa
É pro tubo da colinha
O seu lápis, de primeira
O apontador, tome cuidado!
É robusto, não faz sujeira
Tem o corte mais afiado
Xingam ele, ó coitado!
O acusam de roubalheira
Mas foi tudo consultado
Aqui e ali, até na feira
O coitado trabalha e trabalha
Acorda cedo, dorme tarde, tarde
E tem gente que só atrapalha
É a oposição, coisa covarde
Deixa ele em paz com a tampinha
O lápis e o apontador
Quem o critica é gente mesquinha
Gente de imprensa e promotor
Em Maringá é mais barato
Vejam só a diferença:
Seis milhões, assim no ato
E eis que surge a desavença
Seis milhões por uma tampinha,
Um lápis e um apontador?
Para a nossa escolinha
o que vale é a cor, seu doutor!
É azul
Não cor-de-rosa
É azul
Não cor-de-rosa

E viva o Barbosa!

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Londrina sem rumo - capitulo ...


“Eu tenho um problema sério, hoje nós recolhemos de taxa de lixo em torno de R$ 15 milhões e isso não cobre metade dos custos que efetivamente a CMTU gasta na coleta”.  Carlos Geirinhas, presidente da CMTU.
“No curto prazo não tem como manter as despesas da Prefeitura”.  “Ano que vem vai ser mais apertado do que esse”. “Se o prefeito entender que não vai mexer [nos impostos], vamos ter um 2014 extremamente difícil, porque uma série de despesas, querendo ou não, comprimindo ou não, crescem” – Daniel Pelisson, secretário de planejamento.

As declarações de secretários e a resposta de Kireef dizendo, que é necessário consultar a população para aumento do IPTU, disponíveis no JL de ontem, demonstram, mais uma vez, como a cidade está sem um rumo para resolver problemas estruturais.

Londrina não precisa de um interventor para " levar o município" no possível e sim de pessoas que apresentem as soluções e façam que elas se tornem realidade. 

domingo, 6 de outubro de 2013

Nova recessão dentro da recessão?


Pela segunda vez na história recente o Estados Unidos para por orçamento. O problema agora pode ser pior do que 2008. Pensar em um calote do tio San, não seria comparável (nem em sonho) ao da Grécia, ou de Portugal. Seria péssimo para a economia mundial. Inclusive para Cinha. Ela foi uma das responsáveis por um período de quase 10 anos de crescimento mundial.
No congresso americano, nem os democratas e os republicanos querem ceder. Ambos pensando em suas eleições no futuro. Mas, de novo, os republicanos têm mais a perder nesta briga.
Até por que são maioria no congresso e será muito fácil culpar eles por eventual recessão.O mundo espera ansioso que isso acabe logo e depois, os atores deste teatro, possam discutir melhor suas arestas.

A Marina dos ideais e a Marina do poder.


A ex- senadora Marina Silva é considerada como o que há de melhor na política brasileira.
Conseguiu, nos últimos anos, reunir grandes personalidades, desde nomes respeitados na política, como Miro Teixeira, Eduardo Suplicy, Pedro Taques, Walter Feldman  e outros nomes fora da política, como Guilherme Leal (presidente da Natura), Eduardo Gianneti da Fonseca( professor convidado Harvard), André Lara Resende (um dos criadores do plano real).
Sensibilizou uma parte do Brasil quando teve negada a criação do partido que ela tentou montar,
mesmo com elogios de ministros do TSE e de membros Ministério Público.
Tudo indicava que ela tentava fazer algo de diferente na política. Até fazer algo da política velha: Se aliar com as "renovações" da política brasileira, Eduardo Campos, neto de Miguel Arraes (ex “dono” de Pernambuco).
Com isso, sua coerência do que foi montado até agora se foi. Pois escolheu a política mais próxima do poder, tudo para chegar ao palácio do planalto, ou seja, o caminho parecido dos seus adversários.

sábado, 5 de outubro de 2013

25 anos da Constituição de 1988.

Mas o que ela significa?
Alguns pensam que ela é uma lei, outros pensam que uma declaração do povo...
A constituição é a lei máxima. De todo o Brasil. Todas as autoridades, desde o Presidente da República ao prefeito de uma cidade de 1000 habitantes, e  todas as pessoas estão sobre sua guarda e sobre o dever de respeitá-la.
E o que ela representa?
Foi a melhor constituição que o Brasil teve em sua história. Além de ser o início do único período que se pode chamar de democrático neste país. Representa, também a reafirmação das liberdades e a necessidade de investir na sociedade, que era pobre, em sua maioria.

Por isso e por outros tantos motivos que devemos ler e respeitar essa verdadeira carta da liberdade, da dignidade, da democracia, da justiça social, do Brasil.

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Relevante é o HU ou as eleições?


Lamentável a situação do Hospital Universitário. Certamente, com investimentos permanentes, seria referência na região sul do país.
Mas foi abandonado. Segundo relatórios dos conselhos regionais e da vigilância sanitária, faltam de médicos, enfermeiros e há desrespeito a normas de estoque de substâncias.
O Ministério Público faz sua parte no caso. Entrou com uma ação, para que o estado resolva esses problemas. Mas, o Tribunal de Justiça, quase sempre, é favorável a governo. Alega-se que o governo deve fazer isso de acordo com seu orçamento.
No entanto, o governo não parece muito preocupado com o assunto. Alais, para ele pode ser mais interessante a reeleição do chefe.

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Um dia que um avião iria destruir o palácio do planalto.


O Brasil 1985 a 1994 viveu um dos seus períodos mais caóticos de sua história. Com uma inflação de mais de 3000% ao ano, a pobreza o desemprego e o desespero tomaram conta da população. 
Não é que nesse cenário quase que tivemos, como se dizia na época, “um doido varrido” que resolveu atirar um avião no Palácio do Planalto?
Era Raimundo Nonato Alves da Conceição, que tinha perdido o emprego. A culpa, para ele, era do então presidente, José Sarney. Resolveu embarcar armado (detector de metais obrigatório, só depois de 11 de setembro) e sequestrou a aeronave, o piloto com tranqüilidade e coragem soube sair da situação e colocar a aeronave em solo.

Excelente história, que pode ser conferida em imagens históricas

Tirando a sujeira debaixo do tapete da Sercomtel.


O tapete em que se acobertava o lixo na Sercomtel está  sendo levantado a cada semana. Divida de mais 60 milhões, fraudes na contabilidade, tentativas de extorsões, de homicídio,  mais desvios de verbas.
Tudo isso só comprova o que todos desconfiavam:

A Sercomtel era casa de lazer de gente mal intencionada.


A história mostra que várias companhias estatais, pelo mundo afora, foram usadas para satisfazer desejos de alguns. Isso é mais um argumento que não cabe mais a cidade manter serviços supérfluos e nem empresas corrompida por vírus instalados nas últimas décadas.