domingo, 26 de janeiro de 2014

O presente e o futuro do desenvolvimento econômico em Londrina.


Reportagens do Jornal de Londrina, dessa semana, mostraram mais do que a paralisia em certos serviços da cidade. Elas tornaram evidente que Maringá, antes era concorrente econômico, desenvolveu muito mais do que Londrina. Alias, como se diz na linguagem popular, ela nos deixou na sola do sapato.

Londrina sempre foi uma cidade de intenso crescimento, desde sua fundação, teve um  elevado crescimento demográfico. Até os anos 90, que aconteceu certa estagnação. Curiosamente, nesta época, Londrina se projetava a sair do título de cidade média para grande. Junto com outras que se destacavam no cenário nacional, como Maringá, São José do Rio Preto, Uberlândia, Joinville.

Mas, se nesses anos nós estávamos em pé de igualdade, agora essas cidades nos passaram em certos aspectos e são mais promissoras do que Londrina. São José dos Campos é uma cidade que cresceu mais e atraiu mais indústrias. Joinville se expandiu muito rápido, tanto em população e crescimento econômico. Uberlândia tornou uma potência em grãos tão forte que é uma das poucas cidades no Brasil que consegue saldo positivo no final do ano.

E Maringá, como foi destacado no JL, tem um saldo de exportação 4 vezes maior do que Londrina. Não que esta última não tenha se desenvolvido em nada. Conseguiu registrar mais diversificação nos serviços, e um grande crescimento imobiliário. Mas não tem comparação ao crescimento registrado em outras cidades citadas.

Para retornar ao status que Londrina sempre teve, é necessário um projeto de desenvolvimento de longo prazo, longe do corporativismo classista de certos setores da cidade. Atração de novos mercados, integrados com centro de indústrias e novos setores empresariais, tudo de forma urbanizada, com o tratamento cordial entre município e empresas.

O desafio é grande e envolve várias gestões que passarão pela prefeitura. Agora, resta esperar e cobrar de quem realmente está interessado na recuperação da cidade tomará as devidas ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário