sexta-feira, 14 de março de 2014

Apocalipse: 1 guerra mundial.

Um dos melhores documentários que já vi voltará ao ar. Apocalipse (2 guerra mundial) terá nova série, agora sobre a primeira guerra mundial. Como da prímeira vez, com uma didática excelente, a cores, em HD e claro, cenas fortes.



Uma guerra em que nações inteiras foram umas contra as outras. Marcada por ser a guerra em que nunca antes na história da humanidade se matou tantas pessoas de forma tão fácil. Gerações de pintores, intelectuais, que se tanto prezou nas décadas anteriores, foram dizimados, nos frontes de batalha. O horror foi apresentado ao mundo. Do prestígio que existiu no continente restou um cenário tristeza profunda.

A Inglaterra que antes era a maior potência mundial já vista, teve seu império em decadência e seu exercito dizimado. A Alemanha, o império de um dos maiores estadistas de todos os tempos, Otto Von Bismarck, foi reduzida a uma colônia para os vencedores. Foi daí que se criou o cenário prefeito para nazismo nascer.

Além da profunda mudança na geopolítica mundial: A Rússia forte por fora e miserável por dentro, anunciava, sob a liderança de Lênin, o socialismo, que iria fazer o mundo tremer. Nos Bálcãs, nações reduzidas a um império, a Áustria-Hungria ficaram horrorizadas com mar de sangue criado pelo ultranacionalismo. Na Ásia, a queda do império Turco otomano, que durou mais de 400 anos e, a demonstração da força do Império do Sol Nascente, o Japão que começa a sua política imperial na Ásia, iniciando o que na segunda guerra foi o holocausto no oriente.

Como se pode ver é muito interessante como essa guerra definiu várias questões que ainda estão presentes hoje.Dos mesmos idealizadores do Apocalypse, a série vai ao ar dia 18 desse mês na tv francesa. Mas demorará alguns pelo menos uns 6 meses para chegar no Brasil, não sei se será novamente pelo Nat Geo (Fox).

De qualquer maneira, pode ser ter uma ideia do que virá pelo site oficial: France 2 Apolcaypse 

Nenhum comentário:

Postar um comentário