segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Cartas francesas - atimosfera cinzenta.

Embora ja tenha coletado algumas inofrmações de boas politicas publicas na França - e tem muitas que são boas -o momento não é um dos melhores que a Europa ja viveu. Economistas falam em década perdida, por causa da divida imensa do pais e por nao ter crescimento economico  a vista.

Na politica, os dois maiores partidos politicos (UMP - Uniao do Movimento Popular  e PS - Partido Socialista) oferecem propostas muito abiaixo do que o pais realmente precisa, ficando um espaço para a extrema direita, especialmente uma boa parte dos jovens (Marine Le Peine).

Nesse contexto, muitos franceses estão decepcionados com o  atual rumo do pais. Uma clara demonstração foi neste domingo.

Gérard Depardieu, um dos melhores atores franceses no séc XX e famoso pelo mundo, resolveu sair da França para viver na Bélgica. Motivo?

Impostos, pois a maioria dos artistas famosos moram fora do França pela carga tributaria altissima cobrada. O assunto ja é antigo aqui. Mas o problema que um ministro de Holande chamou Dépardieu de miseravel (Minable).

Dépardieu respondeu em uma carta aberta e demonstrou esse sentimento que é compartilhado pelos franceses. A tradução esta no post adiante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário