quinta-feira, 6 de junho de 2013

As prioridades no discurso de André Vargas.

“Poderá haver sempre aqueles que não entenderam que o que está em jogo aqui é exatamente a prestação de um melhor serviço ao cidadão, que demanda isso do Judiciário. Não se trata de uma questão regional, é uma questão nacional. O Brasil de 1988 era um; o Brasil de 2013 é outro. Quem ganha é o povo brasileiro”

O deputado federal André Vargas (PT/PR), na aprovação da emenda constitucional que cria novos Tribunais Regionais Federais.

Bem, os pequenos detalhes não incluídos nesta frase, não mostram que o problema não é criar tribunais federais. A emenda passa longe de um dos principais problemas da justiça no Brasil: A Falta de  investimentos nas justiças comum dos estados.

A justiça  comum dos estados são responsáveis por julgar uns 70% dos processos no Brasil. E com uma demanda que não para de crescer.

Enquanto a Justiça Federal estão processos específicos, como aposentadorias pelo INSS, crimes federais e outras questões, que não passam de 10% da quantidade de processos.

Não seria melhor os senhores congressistas se esforçarem para criar um fundo para investir nas justiças comum de todo o país? E antes de aprovarem uma proposta como essa emenda, não seria melhor ouvirem os representantes do judiciário e dos tribunais superiores?

Nenhum comentário:

Postar um comentário