terça-feira, 9 de julho de 2013

O costume de ignorar política


Os números trazidos pelo jornal de Londrina de ontem, são mais uma evidência da crise da como se ignora política. Segundo o jornal 75% dos jovens não sabe qual é o papal de uma câmara de vereadores e 40% dos entrevistados não se lembra em quem votou. 

É um quadro triste – revela que os temas públicos da cidade não estão presentes entre os jovens e que como é comum escolher candidatos como se escolhe o sabor do sorvete.

Este blog pensa que seria de grande contribuição, para reverter esse quadro as empresas, escolas (publicas e privadas) aproximarem as pessoas bens coletivos. Exemplo: qual é importância de uma rua? de quem é o dever de asfaltar? a quem cabe preservar? Como esse serviço vem sendo feito? Como se pode melhorar?

Essas pequenas iniciativas incentivarão as pessoas avaliarem seus deveres perante a sociedade e se seus representantes estão cumprindo suas tarefas. A maioria das pessoas pensam que política é coisa de ladrão, que só entra quem não presta e que mesmo boas pessoas ficarão isoladas. De certa forma, é porque não conseguem ver o poder de cada um em poder mudar o velho com a mudança de seu comportamento, como fora feito nos manifestos do junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário