sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Greve radical!


Logo após ser declarado a aumento na passagem de ônibus, os trabalhadores que estavam indicaram que poderia ocorrer greve hoje, não aceitaram as condições do acordo oferecido e pararam (Jornal de Londrina).

Greve total. Segundo informações da imprensa, o sindicato quer rejauste de salarial em 6%, 13% no ticket alimentação, no valor de R$ 200 mensais, e plano de saúde (O Diário).

Quanto ao procedimento da greve, esse blog opina ser ilegal e abusiva.* E sem muitas dificuldades. Embora a Constituição Federal garanta o direito de greve, esse deve ser exercido de acordo com a lei. 

Neste caso, como o transporte público é um serviço essencial, o sindicato deveria avisar os empregadores (empresas) e usuários (população em geral) com 72 horas de antecedência. (Artigo 10, inciso 5 e artigo 13 da Lei de greve).  

No caso do transporte público os empregadores e o sindicato devem indicar os veículos necessários que funcionarão durante a greve. (Decisão do Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais).

No que diz respeito a reclamação dos trabalhadores, o empregador não pode negociar livremente, pois, ele presta serviço graças ao contrato de concessão. Tudo isso agravado por populismo de gestões passadas, que fizeram o reajuste da tarifa durante 24 meses, e isso acarretou todos esses custos.

Espera-se, dessa forma, que os empregados cedam em um acordo com ganhos parcelados com tempo, pois que com uma posição radical e no imediatismo Londrina toda perderá, inclusive os trabalhadores.

Atualização: Em medida liminar, a juíza da 4 vara do trabalho determina que ao menos 50% da frota deve retornar a circulação, sem qualquer impedimento e com multa pesada. Segundo infomarções do jornalista Cláudio Ósti, o sindicato deu de ombros e diz que vai suportar a multa...vamos ver até quando.
________________
*Trata-se de mera opinião desde blogueiro, pois o judiciário que deverá reconhecer se é ilegal ou não, depois de declarada a greve.
Foto: Fábio Silveira, Jornal de Londrina.

2 comentários:

  1. Eu acho mais do que legitima. Pois é comum a quem usa esse tipo de tranporte presenciar o quanto é uma rotina estressante e perigosa. ALÉM DOS PROBLEMAS DE TRANSITO, EXISTE TAMBÉM QUESTOES COMO HORARIOS DOS PEGAS E DUPLA FUNÇÃO.
    Parabens ao sindicato e ao trabalhadores pois mostraram sua importancia.

    ResponderExcluir
  2. Caro Matheus,

    Segundo o que fora publicado nos meios de comunicação e nas declarações do sr representante do sindicato a melhora no meio ambiente do trabalho não estava em pauta na greve.

    Se estivesse, foi de forma lateral e não central, que foi os reajustes. E sobre reajsutes, todos nós queremos para nosso trabalho, mas não é na base da força que os salários sobem, a questão é mais complexa.

    ResponderExcluir