quinta-feira, 4 de abril de 2013

A ação da Câmara e as soluções possíveis para o Vista Bela

Primeiro,  destaco a ação da Câmara de vereadores. Ela está fazendo um trabalho de interligar as pessoas que precisam de solução – os moradores – com aquelas que podem dar a solução – Município, estado – por meio dessa comissão.

Trabalho que não fere a Constituição Federal: 
A Câmara pode auxiliar a construir direitos sociais e respeitar os deveres dos 3 poderes, executivo, legislativo e judiciário. Ao contrário do que é praxe: Projetos de lei de políticas públicas.

Regra: Executivo faz políticas públicas!
Ora, a obrigação de elaborar e fazer política pública são do executivo. A ele cabe escolher, dentro da lei, quais são os melhores caminhos para atender o interesse público.

Mas enquanto a solução?
Dentro do leque que era possível fazer, as propostas aos moradores ainda estão abaixo do ideal.

Um caminho mais amplo.
Este blogueiro insiste ser necessária uma definição de zoneamento urbano para o bairro. Nele devem estar contempladas áreas de lazer, esporte, cultura, serviços públicos de saúde, educação, atividade econômica de micro e pequenas empresas...

Você sabia?
Essas medidas devem ser encaminhadas no plano diretor do município e nas leis de orçamento do município. O que demanda um processo burocrático e de custo econômico. Mas são necessárias para que o Vista Bela não tenha mais a imagem de suburbano e os moradores tenham acesso aos seus direitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário