domingo, 14 de abril de 2013

Venezuela não mudará dos caminhos de Chávez.

Hugo Chávez chegou ao poder na Venezuela em 1998. O país vivia uma situação caótica desde os anos 80. 
Quando chegou havia a instabilidade de golpes, os principais partidos estavam totalmente desgastados, a inflação chegava a 59% ao ano, o desemprego em 16% e a pobreza era de 60%!

Em seu governo, conseguiu esvaziar de vez política no país, com práticas que tendiam ao autoritarismo, colocava a culpa nos seus falsos adversários (EUA, empresas multinacionais) e sempre falava que ia fazer uma revolução socialista no séc XXI (Que não vi nada de novo).

Mas, puxado pela alta do petróleo, conseguiu melhorar a economia venezuelana e diminuiu a pobreza, hoje em 29%. Soma-se a tudo isso que a sua morte foi de clamor fanático por uma massa que era lhe era fiel.

Fechando essa breve apresentação: 
Por mais que possa ser apontada um desgaste nessa fórmula chavista – pois inflação e desemprego rondam de novo o país – a condição social econômica da Venezuela é muito melhor do que quando Chávez chegou.

Embora Nicolas Maduro seja uma figura muito abaixo do poder Chávez é o sucessor escolhido.

Na outra ponta,a oposição de Henrique Capriles evita de confrontar o modelo de Chávez, o que significa claramente um sinal que a população não deseja mudanças de governo.

Assim, por mais que Capriles tenha boa votação, como conseguiu contra Chávez tudo indica uma continuação do populismo na Venezuela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário