terça-feira, 2 de abril de 2013

Pressão para a insegurança no trânsito.


OJornal de Londrina de hoje traz em sua matéria de capa que, o Ippul (órgão de planejamento urbano da cidade) determinou a alteração de placas de limite de velocidade em algumas vias. Como avenida Saul Elkind (principal da zona norte), Santos Dumond (avenida que liga o centro ao aeroporto).

Porque?
Por pressão de muitos condutores, o Ippul decidiu alterar os limites com base no Código Brasileiro de Transito.  Bem como deixar o trânsito com mais fluidez nos horários de pico.

Vias Arteriais:
Segundo a classificação do CTB vias arteriais são controladas por semáforos ligando regiões e que dão acesso a outras ruas e avenidas que distribuem o transito dos bairros.

Mais mortes no trânsito?
O Jornal trouxe uma pesquisa realizada pela Coppe (órgão de pesquisa de engenharia da UFRJ) que traz a relação: quanto maior a velocidade maior a menor chance de sobrevivência em acidentes. Detalhe: 60 Km/h equivale 30% de chance de sobrevivência em um acedente.(Pesquisa Aqui).

Pois é!
Por mais que o CTB indique 60 Km/h essa velocidade é muito alta. Não pode ser aplicada de pronto. Ela deve ser adaptada as condições reais da pista, do trânsito e da cidade, principalmente em condições que não são normais (Por Vias Seguras).

Exemplo:
Em dias de chuva, neblina, fluxo intenso de pedestres ou de ciclistas. Tudo isso deve ser pensado e depois padronizado. Porque, tudo isso influi, não só no fluxo, mas na segurança dos condutores, ciclistas, pedestres.

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