OJornal de Londrina de hoje traz em sua matéria de capa que, o Ippul (órgão de
planejamento urbano da cidade) determinou a alteração de placas de limite de
velocidade em algumas vias. Como avenida Saul Elkind (principal da zona norte),
Santos Dumond (avenida que liga o centro ao aeroporto).
Porque?
Por
pressão de muitos condutores, o Ippul decidiu alterar os limites com base no
Código Brasileiro de Transito. Bem como deixar o trânsito com mais fluidez nos horários de pico.
Vias
Arteriais:
Segundo
a classificação do CTB vias arteriais são controladas por semáforos ligando
regiões e que dão acesso a outras ruas e avenidas que distribuem o transito dos
bairros.
Mais
mortes no trânsito?
O
Jornal trouxe uma pesquisa realizada pela Coppe (órgão de pesquisa de engenharia
da UFRJ) que traz a relação: quanto maior a velocidade maior a menor chance de sobrevivência em acidentes. Detalhe: 60 Km/h equivale 30% de
chance de sobrevivência em um acedente.(Pesquisa Aqui).
Pois
é!
Por
mais que o CTB indique 60 Km/h essa velocidade é muito alta. Não pode ser
aplicada de pronto. Ela deve ser adaptada as condições reais da pista, do
trânsito e da cidade, principalmente em condições que não são normais (Por Vias Seguras).
Exemplo:
Em
dias de chuva, neblina, fluxo intenso de pedestres ou de ciclistas. Tudo isso
deve ser pensado e depois padronizado. Porque, tudo isso influi, não só no
fluxo, mas na segurança dos condutores, ciclistas, pedestres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário