terça-feira, 4 de setembro de 2012

Post+: O marketing do atendimento fantasma da UPA.


Ainda na gestão passada, Homero Barbosa anunciou a inauguração de um unidade de pronto atendimento, no jardim Sabará, fez comício e festejou sua inauguração.

Porém, além da maioria dos recursos serem federais, o que estava pronto era o prédio,  não tinham equipamentos, não tinham médicos e nem funcionários para começar o atendimento.

Ou seja, o ex prefeito inaugurou um prédio sem nada.

E depois, que o secretário de fazenda anunciou  mais 70 milhões de dívida e o corte de gastos promovido, em todas os setores, a UPA da zona leste poderá ficar para escanteio.
___________________

Agora, faço uma proposta ao eleitor para voltar um pouco no tempo:

Estou lendo, aos poucos, o livro A Santa luta de nossa Casa, de José Pedriali (em breve farei um post). 

No seu começo, o autor relata o imenso esforço para a construção da Santa Casa londrinense. 

O estado na época quase não ajudou. Muita coisa, vieram de festas, doações e, principalmente, de muito trabalho, dos vários setores da sociedade.

Naquela época, o Brasil era um dos países mais pobres do mundo. Londrina, em boa parte da cidade não era asfaltada, não tinha saneamento básico, educação era para poucos. 

Inaugurar um hospital, nessa época, era um grande evento. Uma esperança, para toda a população conseguir uma vida mais digna.

Mas estamos em 2012. O Brasil é uma das 10 maiores potências econômicas do mundo, evoluiu bem na luta contra a pobreza e, é um dos países mais respeitados do mundo.

Londrina é quarta cidade mais importante da região sul, tem um orçamento de 1 bilhão anual e, é uma das referências, no país, em saneamento básico.
__________________

Em resumo, depois dessa evolução histórica, o ex prefeito quis retroceder 60 anos no tempo, para fazer festa com  inauguração de um hospital!?

Afinal, qual é o interesse da sociedade em ver um prefeito fazer cerimônias para entregar um serviço público?

Pior do que isto, é explicar que ele só entregou paredes, iluminação e encanamento...Mas médico e equipamentos não tem.

Por isso, leitores, peço uma reflexão aos políticos que ficam se exibindo com a máquina pública.

Afinal, qual será que é papel do agentes do estado: trabalharem para prestar serviços à sociedade, ou, eles se auto promoverem com seus deveres?

Nenhum comentário:

Postar um comentário