quarta-feira, 6 de junho de 2012

Obras necessárias para a BR369, esbarram na burocracia.

Prefeitura aditiva prazo para empresa concluir estudo de engenharia na BR-369 em Londrina

(Foto disponível em <http://src.odiario.com/Imagem/2011/08/08/g_105051158.jpg>, acesso em 05 de jun de 2012).

Além da readequação da PR445, no seu trecho urbano, que está em processo para a contratação de empresas, para fazer as obras, a prefeitura pretende fazer outras grandes ações na BR369: as readequações, com a construção de 13 viadutos e 11 passarelas. 

Tal obra tem a finalidade de acabar com velhos problemas muito conhecidos pelos londrinenses, que colocarei alguns como exemplos:

1 - O excesso de semáforos e lombadas durante via:  Por ser um trecho urbano, tem muitos cruzamentos com vias, que são muito movimentadas, seja para travessia de veículos ou de pedestres. Além de ficar saturada, em certos pontos, o trecho fica muito lento para aqueles que desejam só passar pela BR369.

2 - Acidentes: hoje o perímetro urbano da 369 apresenta pontos de grande risco, como os cruzamentos na rua Bahia, Guaporé e principalmente no cruzamento com avenida 10 de dezembro. 

3 - Exposição: durante os eventos da exposição agro pecuária e industrial de Londrina, muitas pessoas querem transitar de um lado da rodovia para outro, com o trânsito intenso.

No entanto, o projeto apresenta alguns problemas  como, o trecho alvo da reforma é administrado pela Econorte, liberação do DNIT (departamento do ministério dos transportes) e recursos para uma obra orçada em mais de 200 milhões de reais.

Quanto a liberação, o DNIT exige uma projeto mais amplo incluindo trechos de Cambé e Ibiporã para fazer ali, também adaptações, por fim, um projeto alternativo de uma construção de um anel rodoviário, que passaria por fora da área de maior movimentação.

Seria interessante, neste aspecto um projeto mais amplo possível, inclusive, no que se refere a impactos ambientais e urbanísticos para as condições atuais e para os próximos 10 ou 20 anos.

 Essa opção que o DNIT pediu, será importante se no futuro essas adaptações ficarem saturadas. Assim se gastaria o dobro de dinheiro para fazer 2 mega obras para mesma finalidade.

Pode-se verificar, desta forma, a importância de se ter um bom projeto.

O vereador Amauri Cardoso quer reunir lideranças para apoiar o atual projeto da prefeitura. Porém neste caso, como já descrevi, deveria cobrar o executivo para fazer um projeto mais completo possível.

Por mais que seja mais caro agora, como sempre se popularmente: é melhor prevenir do que remediar.

E depois disso tem a parte de conseguir recursos para a obra, mas acredito que essa obra deveria fazer parte da pauta do consórcio Arco Norte, uns dos primeiros post feitos no blog, pois certamente seria mais fácil para atrair investimentos econômicos.

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