quinta-feira, 14 de junho de 2012

Projeto de transformar cine Augustus é arquivado.


Desde a sua candidatura a prefeitura de Londrina em 2008, o prefeito Barbosa Neto prometeu revitalizar o centro da cidade. Isto teve grande impacto quando foi anunciada a reforma no Calçadão e a cidade limpa, que tirou grande parte dos anúncios na Rua Sergipe.  

Para continuar essa onda, decidiu colocar em pauta a transformação galeria Augustus em um teatro. Antes de se tornar camelódromo, loja de departamentos e galeria, o Cine Algustus foi inaugurado em 1963 em uma época que a cidade estava ainda sendo urbanizada - até início dos anos 60, Londrina só tinha 3 ruas asfaltadas.
 
(Do blog Londrina Histórica:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjTlvoaK3BTxAFlgxDVUa6Zvj6WfoQSpkH08Su21ofP5lph6JxtdVSW8MDob6o_typ5RB86zFh94ccnrnNNFrRIxAFqmyrGhU5-9RRezuj-3nR1sUBUNghIkYvpaSsc5HsC1IzjqK-Gy_U/s1600/Pra%25C3%25A7a+Gabriel+Martins+1963.jpg)

Porém, a câmara de vereadores dividiu em torno do assunto, com 9 votos favoráveis e contrários, terminou por ser arquivado o projeto. 

Com 1h e 30 minutos de discussão, os principais argumentos favoráveis ao projeto seriam não só a revitalização do patrimônio histórico, mas também uma nova opção para apresentações culturais.

Já os argumentos contrários tiveram como base a lesão aos cofres do município, pois, a prefeitura tinha como plano para adquirir a galeria com uma permuta de imóveis públicos.
Contudo o valor estimado da galeria, pelo executivo, era muito alto comparado aos valores medidos por outros especialistas (diferença de 1 milhão em meio acima). Enquanto os terrenos da prefeitura tiveram uma avaliação abaixo dos valores de mercado (cerca de 700 mil abaixo do normal).

Além de outros fatores, como outros projetos para abrigar eventos culturais: A reforma do teatro Ouro Verde, a reforma do Teatro Zaqueu de Mello, a construção do teatro municipal e a restauração do cine Vila Rica. Bem como a falta de um estacionamento para o cine Augustus, pois o centro já está saturado no trânsito de veículos.
Gilberto Abelha/Arquivo JL / Em 2006, o antigo Cine Augustus tinha se transformado em galeria
(foto disponível do JL: http://www.jornaldelondrina.com.br/midia/tn_620_600_cineaugustus.jpg)

Nesta discussão, penso que é boa a iniciativa do prefeito em tentar recuperar um espaço histórico para cidade, além de tentar fortalecer o incentivo cultural, mas o problema está nas formas que foi feita a negociação – diferença brutal de valores dos imóveis em permuta e, como ressaltou a vereadora Lenir de Assis, não é uma prioridade fazer esse projeto agora, já que o município tem tantos outros, com a mesma finalidade, em paralelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário