sexta-feira, 15 de junho de 2012

Vereadores de Londrina querem calar manifestações públicas?

Caros leitores do blog, ontem fiquei indignado com uma notícia que chegou através do monitor da câmara e do baixo clero. Ontem era para ser votado um projeto de lei que aumentaria os salários do prefeito e vice prefeito do município em mais de 100%.


Porém, ontem a seção ficou suspensa, por 2 horas aproximadamente. Pensei que os vereadores poderiam estar tentando fechar um acordo, para votar a lei que aumentaria em mais de 100% os salários do prefeito e vice-prefeito, mas não.

A discussão tinha como fim impedir as manifestações em que várias faixas são expostas nas seções:



Chama atenção esta ultima (foto do jornalista Fábio Silveira) em que cita nomes que votam a favor da abertura de comissões processantes contra o prefeito e aqueles que se têm dúvidas sobre seu posicionamento.

Sobre essa manifestação, o vereador Roberto Fú (PDT) fez um discurso inflamado, dizendo que estão fazendo chacota com seu nome e não aceita isto, pois é um homem integro, sem nenhuma mancha e que estão pressionando ele a votar contra seus princípios. Depois do discurso o vereador Padre Roque(PTB) assinou embaixo das palavras de Fú.


É lamentável a demonstração do ranço de autoritarismo dos vereadores que tentam evitar  as manifestações na câmara.

1º: São feitas de forma silenciosas, através de faixas, ou seja, não atrapalham a seção.

2º: Expressam a opinião de um grupo de pessoas da sociedade civil, das mais variadas classes (movimento, Por amor a Londrina), ou, como no caso da 2ª faixa, apresentam informações públicas e não chacotas ou ofensas pessoais.

3º: A princípio, é um movimento da sociedade civil acompanhado os trabalhos da câmara e querem saber na posições dos vereadores em votações, ou seja, são informações que interessam a todos cidadãos e não diz respeito a vida privada dos vereadores.

Os vereadores que querem impedir os manifestos agem como se a câmara de vereadores fossem sua casa e lá, devem permitir que os londrinenses falem de acordo com sua vontade. Isso é uma característica de autoritarismo e está presente em qualquer regime totalitário (Nazismo, Facismo, Varguismo etc).



Ao contrário das declarações do vereador Fú, a democracia não se faz apenas na hora do voto, o cidadão tem o direito de exigir explicações de todas as pessoas que agem pelo estado em assuntos que interessam a coletividade.  

Alias evita comportamentos pavorosos de certos políticos ,que pensam só em seus interesses, os quais muitas vezes tem como fim em corrupção, interesses eleitoreiros, que são um malefício para toda a sociedade.

Assim, a sociedade civil deve fiscalizar constantemente seus representantes, para banir esses comportamentos da política, ela só poderá melhorar quando estes ranços de autoritarismo forem inadmissíveis pela sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário