quarta-feira, 13 de junho de 2012

São pré candidatos mas falta um pré projeto para cidade.




No final do dia 12, ocorreu uma entrevista coletiva com os pré candidatos a prefeito de Londrina. Esta foi promovida pela UEL, como uma atividade acadêmica para os estudantes de jornalismo, do ultimo ano praticarem o que foi colocado em sala de aula, bem como promover o debate de idéias públicas para a cidade.

Neste sentido, o debate foi positivo, pois apresentou a cidade idéias de que os possíveis candidatos querem promover como prefeito de Londrina. Por exemplo, Alexandre Kireef (PSD) quer levar sua experiência de empresário para fazer do serviço público mais eficiente, Marcelo Belinati (PP) fez um misto de propor uma gestão mais profissional e democrática com o estilo do tio Antônio Belinati.

Contudo, a entrevista apresentou poucos projetos para cidade. Ficou este evento mais caracterizado pela apresentação de bandeiras dos eventuais candidatos, do que proposta concreta. 

Como exemplo, foi questionado sobre políticas para os idosos, mas quase nada foi apresentado do que fazer, como fazer para melhorar a qualidade de vida da terceira idade.

Não digo ser necessário acionar promessas de construir 10 áreas de lazer para a terceira idade ou algo parecido. Mas propor soluções para os problemas e demonstrar, de forma clara, como 10 áreas de lazer podem melhorar a qualidade de vida dos idosos e porque tem de se fazer estas áreas de lazer.

Quanto a atuação individual, Junker Grassioto (PSDB) e Cheida (PMDB - claramente perdido) demonstraram despreparo para o debate de idéias. Provável fruto de suas candidaturas serem montadas da forma muito rápida e as 44 do segundo tempo, apesar de Junker defender uma administração eficiente e enxuta (a bandeira de seu partido).

Márcia Lopes (PT) mostrou seus conhecimentos aplicados na área de serviço social, de projetos usados como secretária aqui e como ministra no governo Lula. Defendeu as políticas federais (no âmbito Lula/Dilma) para Londrina, mas apresentou poucas soluções aos problemas, apenas idéias de como resolver.

Alexandre Kireef (PSD) como já exposto, tem como bandeira levar serviços eficientes com técnicas empresariais para atender as prestações reclamadas pela população, porem pouca coisa de concreto.

Marcelo Belinati (PP) mostrou suas idéias de uma gestão conjunta com a população (em um tom menos apaixonado do que seu tio) e propôs soluções para problemas, porém não ficou claro porque as opções por elas.

Valmor Venturini (PSOL) Levantou uma bandeira que se aproxima muito da democracia para a coletividade (socialdemocracia), apresentou soluções a ser implantadas para melhorar a transparência da cidade e uma reforma de secretarias de acordo com as políticas públicas a serem praticadas, porém acredito que é necessário maior aprimoramento dos projetos.

Enfim, inicio de campanha, e boa parte dos candidatos ainda cru com programas para Londrina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário