sexta-feira, 13 de julho de 2012

Alexandre Kireeff no debate CBN no mês de julho. Boas visões e algumas dúvidas. Nota: 8,1.

Quinta feira foi o dia de Alexandre Kireeff ir ao debate CBN. Os principais apontamentos, destaques e comentários do blog estão adiante, dividido em temas:


Economia:

Londrina é uma cidade que claramente falta industrias, mas ele tem como plano trabalhar em duas frentes: Fortalecer o que é a principal atividade aqui na cidade: a prestação de serviços: Com iniciativas da prefeitura para dar maior qualidade as empresas daqui.

Além de uma política industrial em que terá como critério as industrias que melhor se adaptam com a cidade, tanto em nível cultural e nível de planejamento da cidade. O candidato pretende institucionalizar isso com leis bases para futuras empresas que futuramente vierem a se instalar em Londrina.

Comentário do Blog: Muito bom plano, porém acredito que falta um aperfeiçoamento, pois que não são suficientes os critérios culturais e urbanos. Inseriria neste plano o cumprimento de normas do meio ambiente, seja ele fauna ou flora, relações do trabalho e de respeito com os distribuidores e fornecedores. Porém está no caminho correto: Nota:9.

Saúde:

O Candidato fez um programa dialogando com especialistas na área. E pretende corrigir vários erros:

 A terceirização na saúde que não pode ser mais feita, pois é muito difícil medir qualidade de um serviço através do edital, para contratar uma pessoa para realizar a tarefa.  

A falta de comunicação com o governo federal e estadual para destinar verbas para esse setor.

E a principal, que é a falta de destinação dos problemas para serem resolvidos nos locais mais adequados. Para isso o candidato usou o nome técnico de resultividade. Ex: estou com uma gripe, geralmente uma consulta com o médico já bastaria para resolver o problema, mas como a população sabe que uma consulta vai demorar mais de 6 meses vai ao pronto socorro.

Logo a prefeitura tem de investir em contratar os serviços e profissionais adequados para tratar de forma mais eficiente as pessoas, com um modelo de gestão de austeridade, para conseguir mais dinheiro para utilizar nos serviços essenciais da sociedade.

Comentário do Blog: Dessas idéias de tratar as pessoas de maneira rápida e simples surgiram as unidades de pronto atendimentos, que são desse modelo. O candidato foi contundente, só faltou citar a parte preventiva dos serviços de saúde, como o esporte, políticas de nutrição e etc. Nota:7.

Meio Ambiente:

Quanto aos parques, matas, e fundos de vales no município devem ser preservados e estruturados de acordo com sua função ambiental. Por exemplo, os fundos de vales são fundamentais para a manutenção dos rios e do entorno, seja ele rural ou urbano.

Alexandre definiu que todas as ações da prefeitura terão de ser pautadas na sustentabilidade.   

Quanto aos bueiros e esgoto, o candidato disse que a prefeitura deve dar as pessoas um espaço de ambiente adequado para desenvolver suas vidas e um plano de educação cívica para as pessoas para cuidar do ambiente que vivem.

No final, falou que as coletas seletivas podem ser feita por empresas ou cooperativas desde que tenha técnica adequada e qualidade no serviço.

Comentário do Blog: Projeto amplo que reúne desde funções da fauna, sistemas de águas e cidadania para o meio ambiente. Só escorregou na banana quando falou que a coleta seletiva pode ser feita por empresas. E os catadores de papéis ficarão excluídos de fazerem uma atividade que ajuda o município, o meio ambiente e eles tem como tirar o próprio sustento disso? Nota:8.

Sistema viário:

O candidato pretende implantar um plano revolucionário para o planejamento urbano. Tendo esse o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Através de um transporte público de qualidade que não puna as pessoas por elas não terem um automóvel e sim uma alternativa mais eficaz do que carro. Tal projeto será copiado ao que Bogotá (Colômbia) fez. Com um sistema de 8 km de calçadões, 40 km de ciclovias e com um transporte público rápido e de qualidade.

Ressaltou que tudo não será feito em 4 anos. É um programa de longo prazo junto a técnicos e universitários.

Comentários do Blog: Excelente! Bogotá é uma cidade com 8 milhões de habitantes. Tinha os mesmos problemas de São Paulo e qualquer outra metrópole. Pegou o exemplo de Curitiba e melhorou ampliando as formas de transportes e vias. Para aqueles que não conhecem, vai um vídeo adiante que recomendo a todos assistirem:


Nota: 10.

Educação:

Disse que o projeto de educação integral deve continuar a ser implantado e que o passe livre é uma política fundamental para a educação e é perfeitamente possível fazer. Além disso, a educação não só deve ter o fim de formar cidadãos, mas deve ter uma integração com a economia. Pois é mais do que justo uma pessoa que se investiu muito durante mais de 10 anos ter um emprego que a recompense.

Comentário do Blog: Muito interessante essa observação que a educação deve levar em conta o mercado de trabalho. Mas que fique claro: a educação não pode fazer parte do mercado de trabalho. Até porque a proposta para cidadania é permanente.

Ao contrário da economia que pode ser muito estável e pode mudar muito. Enfim a escola tem de ser um meio termo entre as razões teóricas e preparar uma pessoa para que possa conseguir um emprego.

Ressaltou esse ponto, mas pouco falou de uma formação de cidadania e seu conteúdo. Nota:7.

Segurança:

Disse que a segurança pública deve ser um assunto de responsabilidade do prefeito e que a guarda municipal deve assumir um caráter mais comunitário para a defesa dos bens municipais. A guarda municipal não deve ser armada, até porque para isso teria de trabalhar em uma estrutura de corporação, e voltada para o combate ao, como a Polícia Militar. A guarda tem de atuar com a sociedade como no caso de ajuda a defesa civil.

Comentário do Blog: Visão muito boa sobre a guarda civil. Ela tem uma estrutura bem diferente da polícia militar para combater o crime. 

Tem de ser mais uma peça de apoio a população seja nas escolas ou nos casos de desabamentos. Mas não disse em relação a uma cooperação entre órgãos de investigação. Porém não mencionou causa preventivas ou mesmo cooperação com agentes estaduais e federais. Nota: 8.

Gestão:

Apesar de que o partido PSD, na sua parte nacional, esteja com pessoas que tenham idéias contraditórias, o candidato exigiu do partido, como condição para disputar a prefeitura, independência total da política nacional.

Além disso, foi questionado como será esta incorporação entre gestão empresarial e administração pública, e respondeu dizendo que usará das receitas que estiverem na prefeitura para atender os serviços sociais, como educação, saúde, transporte público etc.

Pois, administrar para encher uma máquina não é a forma mais adequada, porque a prefeitura não é um fim é si mesma. Ela serve para prestar serviços fundamentais para as pessoas.
  
Comentário do Blog: Excelente, usar de planejamento para obter excelência no serviço público, porém será que essa é uma administração que ouvira e chamará a sociedade civil para o diálogo? Se for para atender as finalidades públicas sim, mas não ficou claro esse ponto. Nota: 8.

______________________

Comentário geral: Sem dúvida, é plano de governo mais claro entre os candidatos, todos afirmados em diretrizes bases e todas propostas se encontram nestas pilastras. Só ficou algumas dúvidas principalmente, a participação das pessoas nesta gestão.
Média Geral: 8,1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário