segunda-feira, 2 de julho de 2012

Eleições 2012: Candidatos e algumas notas.


Nesse sábado foi o último dia para registrar as candidaturas para as eleições 2012.  Sem nenhuma novidade nos nomes, apenas na quantidade dos candidatos, que serão 6:
1 Como já tinha anunciado, Valmor Venturini será candidato pelo PSOL, com o vice,professor Carlos Kawati do PCB. O PSTU é outro partido que integra a coligação. Pelas entrevistas concedidas, Valmor terá o diálogo com a população e um projeto coletivo de cidade, nas políticas públicas, como base de sua administração.
2 Quanto ao atual Homero Barbosa Neto é notoriamente candidato a reeleição pelo PDT, que fará coligação com PTC e PSDC. Sempre que da entrevistas fala dos números faraônicos do que tem feito, nas várias áreas. Seu vice é do PTC, Clóvis Coelho.
3 Outro candidato que vai disputar as eleições é o ruralista Alexandre Kireeff pelo PSD e como vice o secretário geral do partido, Luiz Augusto Bellucci. Kireef que tem como principal bandeira levar a eficiência da administração privada para o município, com um plano de ação pré-definido.
4 Luiz Eduardo Cheida, também foi definido como candidato pelo PMDB o que ainda era incerto.  Engajado nas políticas ambientais, tem como carro chefe de seu programa um cidade sustentável sobre o ponto de vista econômico e ambiental, e criticar bastante a atual gestão do prefeito Barbosa Neto.
5. Pelo PT, confirmou-se a candidatura de Márcia Lopes, com o médico Thiago Turini como vice, pelo PPS, além PV, PTN e PCdoB que integram coligação. Márcia sempre insiste em mostrar a sua administração no ministério do desenvolvimento social governo Lula.  Trabalhará com um programa pré-definido e projetos para a cidade.
6. Por último, na dinastia política da família Belinati, o vereador Marcelo Belinati é candidato pelo PP com o PSDB na aliança com mais de 12 coligações. Como já falou Fábio Silveira é o jeito do tio Belinati em uma versão 2.0. Tem como proposta que Londrina é uma excelente cidade mas, com administrações que estão abaixo de sua grandeza. Quer colocar Londrina nos mais altos patamares, que antigamente era conhecida.
_______________________________________________________

Algumas notas sobre as candidaturas:

A.        Como já tinha escrito aqui, o prefeito de Londrina está sofrendo um desgaste imenso pelas denúncias de corrupção ou de má gestão (todo mês), várias pessoas verificaram a possibilidade de candidatura.  

Mas seria óbvio que não daria certo, muitos candidatos. Alias seria bom para o Homero Barbosa, pois a oposição iria se espalhar, dando mais espaço para o atual prefeito.

Tudo indica que foi uma estratégia para aumentar os pesos na hora de fazer as coligações. Em miúdos: se eu faço uma pesquisa e percebo que estou porcentagem boa de votos em uma região ou para um público da cidade, Posso ter mais vantagens para negociar meu apoio. A prática política é essa.

B.        “Coerência é a virtude dos imbecis” – parte 2: Tal frase de Chateaubriand mostra o que é a política no Brasil e em Londrina. O PPS é um partido de oposição a presidente Dilma Rousseff, mas aqui ele é o principal aliado de Márcia Lopes, do PT.

O PTB é típico partido do centrão – Se hay govierno, yo soy a favor. O grande nome do partido no Paraná, Alex Canziani faz parte da base aliada de Dilma, em âmbito federal, mas aqui no estado é aliado de Beto Richa, figura do PSDB. Como parte da aliança, apoia Marcelo.

E Junker Grassioto? Quis desafiar o jeito Beto Richa de fazer política que já descrevi e foi atropelado por um rolo compressor que veio de Curitiba e teve que apoiar Marcelo Belinati. O PSDB londrinense sempre foi oposição ferrenha ao belinatismo e agora apóia? Tanto é que Junker declarou que não apoiaria Marcelo de forma alguma. Que papelão hein?

C.        A concentração de trocentos pré candidatos para 6 candidatos vai melhorar o debate (ou amenizar o conteúdo ruim). Mas ainda poderia ser simplificado: As idéias de Cheida e Márcia Lopes não estão tão distantes assim que justificassem 2 candidaturas, ambos são de centro esquerda.

Barbosa Neto pertence a uma linha de centro esquerda, mas usa de usa métodos pouco democráticos de fazer política que repulsam qualquer coligação mais ampla.

Já Mercelo Belinati e Kireef tem uma linha desenvolvimento econômico para o município, a diferença que o segundo tem uma visão mais empresarial, mas nada os que afaste tanto assim .

Enfim de 3 a 4 candidatos seria o ideal para um melhor debate de idéias.




Pano Rápido: O Blog paçoca com cebola relata uma tenção no PMDB que ficou sozinho e corre risco de não eleger nenhum vereador pois que a eleição no legislativo é voto no partido ou coligação e não na pessoa.


Assim é possível que Cheida possa desistir de ser candidato para apoiar alguns comboios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário