domingo, 15 de julho de 2012

Valmor Venturini na sexta feira no debate CBN.



Em primeiro lugar, gostaria de pedir desculpas ao candidato Valmor Venturini e a coligação PSOL, PCB, PSTU por não ter salvado as anotações do debate na CBN da sexta. Assim não terei como detalhar muito todos os pontos abordados.

Mas aqui registrarei a idéia central de cada dos pontos perguntados no debate e comentarei com o que lembro:

Economia:

Ao contrário de todos os candidatos que falaram da importância de um plano para industrializar Londrina, Valmor foi na direção oposta. Para ele a industrialização não é fundamental para a cidade, pelo contrário, pode ser prejudicial para Londrina.

Nesse contexto, citou algumas cidades brasileiras que tiveram inúmeros problemas com a industrialização. Assim a melhor solução para desenvolvimento da cidade seria mesmo o setor de serviços e incentivos a micro e pequenas empresas.

Comentário do Blog: Vou discordar da visão do candidato, pois não é a indústria em si que vai trazer males ambientais e malefícios ao trabalhador, mas sim a forma de como ela se instala e funciona numa cidade.

Uma ótima sugestão ao candidato seria um plano para as indústrias que quisessem se instalar em Londrina teriam de ser aprovadas por meio de um instrumento que a lei traz: A concessão de uso. A concessão de uso prevê que uma empresa permaneça num terreno por determinado período sob condições estabelecidas pelo estado.

Nessas condições, poderia entrar  número de empregos, fiscalização e relatórios de impacto ambiental, cumprimento das obrigações trabalhistas, a obrigação de manter uma relação ética com fornecedores e concorrentes.

Caso a empresa desrespeitasse essas determinações, seria punida até com a perda da concessão dependendo da gravidade da falta. Nota: 5.

Educação:

Disse que o ensino integral tem de ser continuado, mas com qualidade e não da forma que está hoje, improvisado em algumas escolas.

Porém, ressaltou que para uma educação de qualidade é fundamental, além de um professor que tenha incentivo da prefeitura, é conseguir mudar o ambiente das escolas torando elas lugares que aos alunos se sintam a vontade.

Comentário do blog: O candidato apresentou idéias gerais sobre assunto, mas pelo que me lembro não demonstrou como colocar isso em prática. Quais são os programas que levam a cabo um ambiente mais sadio para os alunos, lugares que tornam elas mais humanos? Nota:7.

Meio Ambiente:

Existem problemas pontuais nos pontos mais conhecidos da cidade mas não se pode olhar ela isoladamente, o meio ambiente na cidade tem de ser olhado como um todo e as políticas públicas tem de ser vistas dessa maneira.

Comentários do Blog: Mais uma vez, quais são os projetos para uma gestão integrada do meio ambiente? Como elas são feitas? Nota: 5.

Segurança pública:

O município deve ser responsável pela segurança pública e a favor da guarda municipal, mas comunitária e não com armas.

Porém o principal que deve ser feito é trato mais humanizado da polícia com a humanidade, evitar essas situações de enfrentamento com a periferia, em que se produz uma relação de ódio. Devem ser estudados a causas da violência, ao invés de responder apenas com a repressão brutal.

Comentários do Blog: Sem dúvida a força de sanção do estado, através da polícia e do exercito muitas vezes se demonstra arbitrário.

Prova disso que no caso que a Corte Interamericana de Direitos Humanos condenou o Estado brasileiro, quando julgou o desaparecimento da Guerrilha do Araguaia, a formar os seus soldados de acordo com as regras internacionais de direitos humanos.

Pressionar para melhorar essa questão, por mais que o poder de polícia está basicamente com o governo estadual, é mais do que dever do prefeito. Nota: 10.

Saúde:

As políticas públicas que normalmente se fazem em Londrina tem como fim da cura da pessoa doente. Tal modelo desde a década de 80 está em crise hoje se procura muito mais do que curar enfermidades em uma política no bem estar das pessoas.

Isso passa desde um zoneamento da cidade que traga qualidade de vida até políticas de saneamento básico que diminuirão consideravelmente a ida das pessoas ao centro de atendimento.

Embora o paradigma de política seja alterado, não pode ser justificada a falta de médicos, remédios, péssimas estruturas de saúde, isso é claro tem de ser solucionado.

Comentários do blog: Essa mudança de prioridade que, em vez de construir hospitais, tenta-se resolver o problema na raiz, com várias políticas públicas para assegurar o bem estar, tanto médico como social, é a principal tendência das políticas de saúde hoje no mundo. Sem dúvida é elogiável, a proposta do candidato. Nota: 10.

Gestão:

Valmor pretende ter como principal característica de seu mandato a participação das pessoas. Nas suas decisões ouvirá os movimentos sociais qualquer cidadão que tenha desejo de contribuir com o debate. Ao contrário do que ocorreu com este prefeito que tentou fechar o bosque sem ouvir ninguém.

Fará o estimulo para que as pessoas entrem nos debates com o plebiscito e referendos nos assuntos que interessarem a toda comunidade.

Ressaltou, nesse contexto, o papel do centro da cidade como um grande local para o debate dos problemas de Londrina, especialmente com volta dos quiosques no calçadão, para reforçar o papel do debate.

Esclareceu também, que pretende fazer tais discussões dentro de um prazo razoável de tempo pois, não pode impedir a discussão, como o atual governo nem demorar demais e prejudicar o andamento do serviço público.

Comentários do Blog: É o modelo que mais nos aproxima da democracia participativa. Ao contrário da atual estrutura do estado e dos partidos brasileiros que excluem as pessoas do debate político, esse modelo de gestão transformará pessoas em cidadãos com o tempo.

Certamente as pessoas entenderão que a política é um bem comum delas e cuidarão bem do patrimônio coletivo, não tolerando o populismo e a corrupção. Sem dúvida é a proposta de gestão mais democrática. Nota: 10.
_________________________


Comentário geral: Valmor Venturini traz uma proposta genuinamente coletiva para a cidade, mas em certos pontos falta dizer como fazer isso tornar real. Alias, essa é uma grande dificuldade atual que o PSOL encontra com a sociedade brasileira: o que é o tal socialismo com liberdade?

Até agora seus membros não deixaram claro isso. Porém, tem boas propostas, como uso do plebiscito e do referendo como forma das pessoas cuidarem melhor de sua cidade.

Nota geral: 7,8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário