domingo, 15 de julho de 2012

Último candidato do debate CBN, Marcelo Belinati.



Enfim o ultimo candidato a prefeito falou ontem à CBN.

E como falou, de forma prolixa o que deixou muito tempo para alguns assuntos e quase nenhum tempo para outros. Vamos a eles:

Saúde:

O candidato falou que Londrina já foi considerado um centro de excelência em saúde pública no Brasil, desde os anos 70, com a criação dos postos de saúde. Com o passar dos anos o serviço foi se deteriorando, apesar da qualidade dos profissionais serem boas.

Hoje a cidade conta com um orçamento de 374 milhões só do governo federal e mesmo assim temos problemas absurdos, como o agendamento de consulta de uma pessoa que morreu durante o tempo de espera.

É perfeitamente possível resolver o problema da saúde e de modo simples, oferecendo uma estrutura adequada aos postos de saúde, as unidades de pronto atendimento e expandir o programa saúde da família.

Com isso os postos 24 horas e os hospitais que atendem pela rede pública serão desafogados e por consequência, darão mais qualidade ao serviço de saúde.

Além disso, ele quer trabalhar políticas na área da prevenção, com as consultas e os exames.

Comentários do Blog: Quase todos os candidatos trabalham com o atendimento quando se verifica algum problema com a pessoa, mas isto é apenas uma vertente da saúde pública.

O que está sendo pouco explorado pelos candidatos. Já escrevi aqui que sobre a necessidade de uma política que incentive outros comportamentos por parte das pessoas para melhorar a qualidade de vida. Ex: Incentivo a prática de esportes na comunidade, 100% de saneamento básico, diminuição do ruído, a promoção de atividades culturais.

Claro que tem de ser melhorados os setores de atendimento mais comuns, como os postos e as upas, mas tem de se pensar naquela vertente. Nota: 7.

Economia:

Londrina é uma cidade de prestação de serviços, mas tem perfeitas condições para se industrializar. Cidades com menores atrativos fizeram isso, como Ponta Grossa em que apenas em 1 dia anunciou a instalação de 17 grandes empresas.

Falta vontade política para que feito um plano de industrialização da cidade, com uma infra estrutura adequada, como foi feito o condomínio empresarial em Joinville.

Esse plano deve ser acompanhado de uma desburocratização para obter licenças da prefeitura, pois que demora às vezes 1 ano para conseguir um alvará e de planejamento urbano, a medida que tal crescimento tem de ser planejado, diferente do que ocorreu na gleba palhano.

Além disso, Marcelo pretende voltar com uma secretaria de turismo e convenções, ao passo que Londrina tem mais do que competência para atrair e realizar convenções eventos regionais e nacionais.

Comentários do Blog: Sem dúvida é um dos planos mais completos de desenvolvimento econômico, que alia com convenções e eventos da sociedade civil ou de organizações científicas além de olhar para o quadro da sustentabilidade com relação aos investimentos. Nota: 10.

Educação:

O candidato informou que a educação será sua maior prioridade na gestão do município. Para a educação seus planos estão adiante:

Pretende expandir a educação integral.

Aproveitar melhor os recursos federais enviados.

Aumentar as vagas para os centros infantis de educação (creches) que tem hoje mais de 21 mil crianças esperando por vaga e aumentar o repasse para as instituições filantrópicas que exploram esse serviço, para dar conta deste numero.

Assume o compromisso de o município atingir a nota de 6.7 no IDEB (avaliação do ensino básico feita pelo governo federal) que é uma meta a ser atingida pelo Brasil no logo prazo.

Comentários do Blog: Assumir um compromisso desses é importante, mas o candidato não demonstrou como poderá mudar essa realidade atual. Qual é o método de trabalho? Não ficou claro isso. Nota: 6.

Passe Livre:

É favor do passe livre, porém ele tem de ser visto com muita responsabilidade. Lembrou da época que era aluno de medicina e que era um dos poucos alunos que andava de ônibus. Como estudante recebia cartelas a um preço menor, mas vários dos seus colegas que não andavam de ônibus recebiam também.

Disse ter como preocupação qual vai ser a fonte pagadora destes recursos.

Comentários do Blog: Basicamente existem 2 fontes para financiar o passe livre: município ou usuário. A princípio vejo a melhor forma de financiamento é do município com uma política de educação, justiça social e urbanismo. Mas não vejo tanta preocupação com financiamento disso com vê o candidato. Nota:7.

Segurança:

O candidato pretende melhorar a remuneração do guardas municipais e é favor dela armada atuando em conjunto com a polícia militar. Contudo tem se fazer outras medidas para melhorar a segurança pública que são óbvias, como melhor iluminação, tirar pontos de ônibus da frente de terrenos baldios.

Comentários do Blog: Como já disse o candidato Alexandre Kireef, para atuar no combate ao crime, teria de ter a guarda municipal uma estrutura maior e de corporação que não existe. O melhor papel dela mesmo é ser comunitária. Quanto a iluminação e os pontos concordo plenamente com o candidato. Nota: 7.
________________


Comentário Geral: Como vereador por duas vezes seguidas Marcelo conhece os problemas da cidade, embora os certos projetos devam ser melhorados, ou melhor, detalhados.

Nota geral: 7,4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário