quarta-feira, 11 de julho de 2012

Barbosa Neto no debate da CBN: A defesa daquilo que um candidato não pode fazer.


Nesta quarta feira foi a vez Homero Barbosa Neto (PDT), atual prefeito da cidade, ir ao debate da Rádio CBN do mês de julho. Adiante uma síntese e meus comentários sobre os planos do candidato para a cidade:

Saúde:

Embora o problema da saúde seja de escala mundial (exemplo: a tentativa de Barack Obama de implantar a reforma da saúde) foi o prefeito que mais investiu na saúde pública em Londrina em todos os tempos. 

Exemplificou isso com a contratação de vários, médicos, aumentos de mais 50% para a categoria, e bem como nos investimentos feitos para construir um hospital.

Falou, também que aqueles que normalmente criticam os serviços públicos de saúde normalmente são leigos no que diz respeito aos hospitais, pois que nenhum é do município de Londrina ou não usa o serviço de atendimento.

Salientou o trabalho preventivo para com a saúde, como por exemplo, as ciclovias e academias ao ar livre e o restaurante popular com alimentação balanceada.

Comentários do blog: A saúde está uma das melhores do Brasil. Ah Sim imaginam, então as piores cidades? Então quer dizer que as pessoas que estão erradas. Consultas que demoram meses, atendimento de urgência demora 1 hora. Equipamento de raio X quebrado por mais de 40 dias no PAN.

As políticas preventivas de saúde não têm integração. As ciclovias têm de ser vistas como meios deslocamentos para a população e não meramente como local para prática de esportes, apenas a academia ao ar livre que é boa iniciativa e deve ser levada para a periferia.

O comercial feito pelo prefeito não tem conexão com a realidade, que estratégia de Lula é essa que ninguém vê? – Nunca Antes na História Dessa Cidade – Pelo menos não é isso que a população observa dos serviços públicos desta gestão. Nota:2.

Educação:

Reforçou enfaticamente a implantação da escola integral e afirmou ter feito uma revolução na pedagogia e nos salários dos professores com 3000 reais iniciais falou da qualidade dos uniformes escolares.

Comentários do blog: Que revolução? Aonde? O que mudou tão radicalmente? Como já tinha afirmando neste espaço, foi a pior época da educação desde a criação da secretaria em Londrina. Nenhum projeto, nenhuma visão do que possa ser a educação como possibilidade de mudar uma sociedade e a vida de pessoas. Nota: 0.

Meio Ambiente:

Falou que na sua gestão fechou o lixão próximo aeroporto e construiu aterros sanitários e que a cidade é exemplo para o Brasil na coleta do lixo.

Disse que no segundo mandato continuará seguindo os exemplos, com projeto de restaurar os fundos de vales do ribeirão Cambé e urbanização do entorno e o desassoreamento do Igapó projeto chefe aprovado pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

Falou também sobre o desassoreamento do trecho que passa pelo parque Arhur Thomas e do grande projeto de corredor verde entre este parque, o João Milanez(voltado para recuperação da mata existente antes da cidade) e o parque Tibagi (não montado).

Comentários do blog: Deveria ter o prefeito vergonha de anunciar a coleta de lixo londrinense como exemplo. Primeiro que é feita com contrato emergencial num custo de 2 milhões mensais, sendo que na gestão anterior era de 400 mil reais.

A coleta seletiva não atinge só a região central, quando já cobriu 80% da cidade. Que exemplo que é esse? E os ecopontos já mostrados aqui, que são lixões a céu aberto?

Os pontos positivos são os projetos de recuperação do lago igapó e da mata original de Londrina. Porém é de uma visão limitada, apenas que é feito na sua administração e não pensando em todas as áreas e para daqui 30 ou 40 anos. Nota: 4.

Malha viária:

O prefeito criticou duramente a o plano diretor não ter sido votado até agora (desde 2008 pronto) e disse que não é possível fazer improvisação no planejamento urbano.

Além disso, falou dos investimentos que fez e pretende continuar fazendo: os corredores de ônibus, parquímetros e a reestruturação do IPPUL, com a contratação de funcionários técnicos para esta área.

Comentários do blog: Sem dúvida o plano diretor é mais do que fundamental para cidade, ele que vai definir como a cidade poderá crescer, como crescer, aonde é permitido a construção de casas, indústrias, como será a malha viária, ou seja todo o zoneamento da cidade passa por ele.

Mas tanto a Câmara e o prefeito deveriam fazer isso de forma mais urgente, se reunirem, nem que passe 1 dia inteiro para aprovar esse projeto, pela sua importância, pois sua falta pode autorizar absurdos como a construção lotes em fundo de vale.

Quanto ao IPPUL, não houve concurso, apenas deslocamento de funcionários para o setor. de forma urgente. Hoje ele tem 35 funcionários. Deveria pelo menos ter 100 técnicos para dar conta do trabalho. Nota:2.

Segurança:

Além de ter voltado com a guarda municipal disse ser a melhor do Brasil e que defende ela para armada para defender o município.

Comentário do Blog: Cadê o projeto de segurança, não há integração? Nota:0.

Economia:

Depois de ter lembrado de Lula, lembrou Juscelino Kubitschek, alterando o slogan, em vez de 50 anos em 5, Londrina, com Barbosa, cresceu 30 em 3.

A cidade é uma canteiro de obras. Reforçou a vinda do maior Call Center do Brasil, a DEDIC e da recém chagada empresa TMT momory, do setor de tecnologia da informação.

Comentário do Blog: De novo, sem projeto algum para cidade. Os argumentos só tem números. Um governo desse só espanta investimentos, não atrai. Detalhes: O plano da dedic já existia desde a época do Nedson e TMT veio para Londrina porque, segundo o próprio dono afirmou na rádio do prefeito –Brasil Sul, porque é a cidade natal dele! Nota: 0.


Comentário geral: Uma estratégia populista, sem projeto, distorcendo fatos para beneficiar-se por eles. Fazendo-se de vítima de armações da oposição.
O prefeito escolheu uma estratégia para continuar no poder. Mas ela não tem respaldo pela maioria da população e dificilmente obterá sucesso pois a distância entre o discurso e a realidade é enorme.  

Média geral: 1,1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário