terça-feira, 28 de agosto de 2012

A CEI da educação e seus desdobramentos. Parte 2.


Conforme já tinha descrito em outro post (aqui), a Câmara Municipal de Londrina fez um bom trabalho. Ela apurou novos fatos, além dos que já foram relatados pelo Ministério Público.

Na quinta feira passada, foram aprovados os encaminhamentos para que corrijam os danos causados a população. E 99,9% do relatório foi aprovado, de forma unânime.

De forma indireta, até a base de Barbosa Neto confirmou o atestado de incompetência,  na compra de livros racistas e de kites escolares, via "carona".

Além disso, o vereador Eloir Valença requereu a retirada do nome da servidora Lucimara Carrer, do relatório final. Em boa parte do pedido, ele foi acolhido. 

Apesar de não ser o melhor resultado (havia indícios que Lucimara tinha colaborado para o prejuízo) os resultados começam a produzir efeitos:

1 -O município entrará com ação, pedindo o dinheiro que foi gasto nos livros imprestáveis. O prefeito de Londrina, e a procuradoria jurídica fazem suas obrigações, já que a editora não quer devolver o dinheiro (notícia aqui). 

2 - A justiça determinou, a pedido do GAECO, a prisão de 3 empresários e 17 mandatos de buscas e apreensão relacionados a G8 - Uma das empresas que forneceram os kits escolares (investigação independente - Notícia aqui).

Dessa forma, a CEI da educação é um exemplo de como é importante  a função de  fiscalizar o poder executivo. Ao contrário de muitos vereadores, que não desejam  fazer isso novamente, essa é uma das funções deles!

Nenhum comentário:

Postar um comentário