Do JL de hoje:
Caros amigos
professores, perda de tempo discutir matriz curricular, se Matemática terá
quatro aulas ou inglês quatro aulas ou não haverá aula de arte. O Estado tenta
a todo custo desviar nossa atenção do problema real: a qualidade das escolas
públicas. Pode ser a matriz que for: com professores desmotivados, alunos sem
estímulo e a família dando as costas para seus filhos, que educação estamos
querendo dar para as novas gerações? Atacamos do lado errado. Culpa em parte de
nós mesmos, professores, que implantamos esse corporativismo parvo – "a
minha disciplina tem que ter dez aulas senão ano que vem não consigo fechar meu
padrão de manhã". Perdemos tempo, dando tempo ao governo de jogar na nossa
cara o que desejar. Temos que insistir para que o professor seja valorizado,
respeitado, que seja fixado em uma escola e que lá fique se dedicando a ela e
não a quatro escolas, cinco escolas para completar um mísero padrão de 20
horas. Temos que apelar ao poder público e a mídia que tragam os pais para a
escola para acompanhar a vida de seus filhos. Milhares de professores juntos,
pais e alunos, convergindo a uma mesma ideia de escola de qualidade, ahhhhh que
sonho, mas é um sonho possível!
Glauber Andrade de
Oliveira, professor.
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