quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Por um pisto tátil não deficiente.


O JL fez uma reportagem que expõe um problema claro, já algum tempo, para quem mora ou passa sempre pelo centro: O piso tátil. Embora a ideia seja boa é de difícil instalação, pois as cidades do mundo inteiro não foram pensadas para a acessibilidade.

Das grandes cidades do mundo, só me lembro que do centro de Tokyo como exemplo nesse quesito. Hong Kong, Londres, Paris, São Paulo, Nova York só apresentam piso especial nos cruzamentos, no máximo... No Brasil, esse assunto se torna mais problemático e por um problema simples: A calçada que é pública ao mesmo tempo é privada! Por mais que seja um local de circulação pública a obrigação de criar ou manter a calçada é o dono do terreno.

Isso fica claro quando se anda pelo quadrilátero central, e percebe quando um piso tátil começa em um lugar, num terreno, e começa em outro lugar no próximo terreno, e  quando tem piso especial... ou pior, quando não tem calçada em certos pontos...


Apesar da multa que o IPPUL pode aplicar para aquele que não fizer o piso, a solução terá de passar pela apropriação da calçada pelo município e um projeto de deslocamento com acessibilidade e não só no quadrilátero central, mas por toda a cidade e de forma progressiva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário