terça-feira, 20 de novembro de 2012

O feriado da consciência negra ajuda na promoção de direitos?


Um feriado instituído em 2009 na cidade, o feriado da consciência negra sempre gera debates sobre sua necessidade. Já existe por lei federal o dia da consciência negra, mas será que tais feriados podem ajudar a refletirmos sobre o passado da identidade e a promoção negra?

Acredito, sinceramente, que existe não só esta identidade, mas outras identidades que sofreram ou sofrem rebaixamento social, como as mulheres, índios, gays, transexuais, punks etc.

Nestes grupos, a sociedade (em sua boa parte) tradicionalmente nega oportunidades ou mesmo as condições mínimas de respeito. Para ir contra essa cultura, o estado por meio de seu poder executa políticas públicas para promover os direitos básicos das pessoas e dar oportunidades de desenvolvimento social e político.

A lei Maria da penha é um grande exemplo que bate de frente contra uma cultura de superioridade masculina, para estabelecer direitos básicos das mulheres que integram a dignidade da pessoa humana – como a sua integridade física e moral quando é violentada fisicamente ou psicologicamente.

Assim cabe perguntar novamente, o que um feriado da consciência negra ajuda nas políticas sociais em prol da dignidade da pessoa humana, princípio maior do estado brasileiro?

Correção: disse que não acreditava que existia a identidade negra, erro de revisão: não só!

Nenhum comentário:

Postar um comentário