sábado, 13 de outubro de 2012

A PEL II e o Condomínio do diabo.

Não queria ter falado antes desse assunto pois que é muito impopular. Podem reparar, nunca é assunto de eleições e mesmo porque a sociedade é indiferente a este tema, mas sinto que é momento correto para escrever algumas considerações:

A rebelião ocorrida ontem na PEL II é um pequeno retrato do sistema prisional brasileiro. Esse modelo tem como principal solução a prisão. Tal resposta é muito simplificada. É como tivéssemos todos os doentes tivessem o mesmo tratamento para as mais variadas formas de patologia. No mesmo lugar podem estar um um pessoa que roubou um celular e um traficante com extensa ficha de crimes. 

Como uma boa parte dos crimes é respondido com isolamento, as prisões não dão conta de atender todos, superlotam as celas e como quase ninguém se interessa fazer tratamentos diferenciados, o relacionamentos o entre detentos é medido pela força e pela violência.

Dessa forma, enquanto não for alterado esse foco e diferenciar os tratamentos para mais variados perfis, esse quadro que foi visto ontem, em Londrina, a prisão ainda será  o Condomínio do Diabo:


Para aqueles que interessem pelo tema, recomendo este trabalho da antropóloga Alba Zaluar, que pode ser encontrado facilmente em uma pesquisa no Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário