segunda-feira, 29 de outubro de 2012

As derrotas do Belinatismo.

O Belinatismo foi derrotado, de novo, em Londrina. É a terceira vez que isso ocorre:
A primeira vez foi em 1972, em que José Richa, ex-prefeito e ex-governador, conseguiu derrotar Antônio Belinati.
32 anos após, com três mandatos e uma cassação na bagagem, Antônio Belinati perdeu pela segunda vez as eleições. O adversário foi o então candidato a reeleição Nedson Micheleti, do PT. Nedson tinha feito algumas obras na periferia da cidade, mas, contra o belinatismo teve 2 grandes rãzoes para sua vitória:
Preimeira: O excelente marketing para demonizar Belinati - Apelando para o lado moral das pessoas, Nedson transformou a eleição em uma peça de teatro maniqueísta – Bem x Mal. Ele mesmo se identificava como “o candidato do Bem”. Dessa maneira, jogou pesado para explorar o máximo de rejeição que tinha (e tem) Antônio Belinati, devido o seu passado sombrio na cidade. Mesmo o eleitor que não era muito simpático a Nedson, votou nele por o belinatismo representar o mal.

Segunda: Apoio da comunidade religiosa – A comunidade religiosa de Londrina, principalmente a católica, foi responsável pela articulação que terminou na cassação de Belinati em 2000. Ela repetiu uma campanha massiva contra a corrupção, alertando os fiéis sobre os riscos de votar no candidato que é contrário os valores cristãos.

E agora ocorreu a terceira derrota. Impedido de ser candidato, barrado pela lei da ficha limpa, Antônio Belinati preferiu lançar seu sobrinho, Marcelo. Para isso, montou uma mega aliança de 18 partidos com apoio do governador Beto Richa. Essa ultima ajuda tem seu contexto na aliança das eleições de 2010, quando Beto, por meio do belinatismo, conseguiu mais de 70% dos votos.

De outro lado, tinha Alexandre Kireeff que quase não tem rejeição. Ele realizou uma campanha focada em uma mudança para uma administração técnica e eficiente. Com um excelente marketing mais, a rejeição pelo belinatismo, junto ao clamor da população por mudanças, depois várias escândalos políticos, Kireeff saiu do traço nas pesquisas para uma subida forte, semana a semana. E conseguiu virar aos 47 do segundo tempo contra o belinatismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário