sábado, 6 de outubro de 2012

Do Baixo Clero: Pesquisa aponta 2 turno em Londrina


Ibope/RPCTV aponta segundo turno em Londrina
06 de Outubro de 2012.

A última pesquisa Ibope/RPCTV antes do primeiro turno das eleições municipais, divulgada ontem à noite pela RPCTV aponta para o segundo turno em Londrina. Marcelo Belinati (PP) mantém a liderança, com 44% das intenções de voto e somados, todos os seus adversários chegam a 45%, na primeira vez em que o candidato do PP é superado pelos rivais. A novidade é que Alexandre Kireeff (PSD) ultrapassou pela primeira vez Márcia Lopes (PT) na disputa pela segunda vaga. O candidato do PSD tem 16% das intenções de voto, contra 14% da petista. Isso representa um empate técnico, já que a margem de erro da pesquisa é de três pontos porcentuais para mais ou para menos. Barbosa Neto (PDT) tem 9% das intenções de voto, Luiz Eduardo Cheida (PMDB) tem 5% e Valmor Venturini (PSol) tem 1%. Conforme o Ibope, 5% dos eleitores se declararam indecisos e 6% declaram que pretendem anular ou votar em branco.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número 650/2012. Foram ouvidos 805 eleitores entre os dias 4 e 6 de outubro e o grau de confiança é de 95%.
Se computados só os votos válidos, Marcelo Belinati tem 49%, contra 18% de Kireeff e 16% de Márcia Lopes. A quantidade de indecisos e a margem de erro significam que ainda há muita indefinição. Tanto a realização do segundo turno quanto a definição do adversário de Belinati ainda estão abertos.
Tendência
A nova rodada da pesquisa Ibope/RPCTV reforça a tendência de segundo turno surgida na última semana de campanha. Essa tendência já tinha sido sinalizada na pesquisa anterior, divulgada na segunda-feira [registro no TRE sob o número 460/2012], que mostrava Marcelo Belinati com os mesmos 44% das intenções de voto, mas seus adversários somavam 41%. A possibilidade de segundo turno aparecia na margem de erro e no porcentual de indecisos, que chegavam a 6%.
Até a rodada anterior, a pesquisa dava como certa a definição em primeiro turno. Na última semana de campanha, os belinatistas tentaram reforçar a tese de definição no primeiro turno. O apelo para definição imediata foi feito no horário eleitoral, com diversos depoimentos e ganhou um reforço importante, com uma visita do governador Beto Richa (PSDB) à cidade, para participar de uma atividade de campanha na sexta-feira.
Márcia Lopes e Kireeff também acirraram a disputa pela outra vaga no segundo turno. Na rodada anterior do Ibope, a petista tinha 15%, caindo para 14% na pesquisa divulgada ontem, oscilação dentro da margem de erro. Kireeff subiu de 11% para 16%, acima da margem de erro. Todos os candidatos apostaram em caminhadas pelos bairros e no corpo a corpo com o eleitorado nesta reta final de campanha, na tentativa de conquistar os últimos indecisos e definir a ida ao segundo turno. De acordo com o Ibope/RPCTV, a definição acontecerá amanhã, no dia da eleição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário