domingo, 7 de outubro de 2012

Proposta para os debates: Que tal Roda Viva?

Quem viu ou ouviu algum dos debates realizados nesta eleição de Londrina, possivelmente deve ter tido 2 reações:a) Dormiu, com a monotonia. b) Ficou com raiva, pois não conseguia ver muito conteúdo.

O motivo é simples: os jornalistas não tem muita liberdade para flexibilizar as regras e colocar e expor o candidato para ver qual é a qualidade do conteúdo. As regras dependem muito dos partidos políticos, que travam o formato. E por isso que acabam sendo chatos, sonolentos e sem audiência. Mas vejo uma solução que seria excelente.

 Antigamente, o Roda Viva ( um dos melhores programas de tv do Brasil) fazia uma série de entrevista com candidatos. O formato é com 4 jornalistas, 2 especialistas no tema e outros assessores para acompanhar as perguntas nas redes sociais. Todos espalhados no estúdio em formado de uma roda e o convidado no centro dela. Lá é possível ter muito mais liberdade para perguntar e aí ter um debate com mais qualidade. Ou mostrar que o candidato não tem qualidade que era o caso Orestes Quércia, como nesse vídeo lembrado pelo jornalista e meu brother, Leonardo Hermes:


Sem dúvida, seria a melhor solução para os debates. Recomendo principalmente as rádios, que tem mais tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário